Mesmo que tenha origem europeia, acabou sendo incorporada ao nosso folclore. É descrita como uma sereia de cabelos negros e compridos, dona de uma voz hipnotizante. Para evitar que eles fujam, é preciso prendê-lo dentro de uma garrafa de vidro. A estória conta que, nas noites de festa junina, o boto sai das profundezas dos rios sob a forma de um belo homem, atraindo mulheres. A figura sai por aí soltando fogo pelo pescoço, assustando animais e pessoas.

Nome: videos de lendas folcloricas
Formato: ZIP-Arquivar
Sistemas operacionais: Windows, Mac, Android, iOS
Licença: Apenas para uso pessoal
Tamanho do arquivo: 54.11 MBytes

Leendas que a mulher se transforma nas noites de quinta-feira e sai correndo pelas matas. Dizem que ela foi a criadora de parte dos rios ao deixar sulcos gigantescos na terra onde passava. A lenda tem origem tupi-guarani e representa o saci como um menino negro e travesso de uma perna só. O curupira é protetor da fauna e da flora. A Lenda da Erva-mate. A Lenda da Cobra Grande. Em um dia fatídico, quando foi pastorear os cavalos, o menino acabou perdendo um deles.

Série Juro Que Vi retrata lendas do folclore brasileiro

No dia seguinte, o homem encontrou a criança viva e sem nenhuma marca, montada em um cavalo baio ao lado de Nossa Senhora. Outra figura de nosso folclore determinada a proteger as florestas e os animais.

Colabore com o autor. Seu objetivo é proteger a fauna e flora.

videos de lendas folcloricas

A Lenda da Cobra Grande. Para evitar que eles fujam, é preciso prendê-lo dentro de uma garrafa de vidro. A lenda tem origem tupi-guarani e representa o saci como um menino negro e travesso de uma perna só.

Mensagens Relacionadas  BAIXAR DISCOGRAFIA DE OS PARALAMAS DO SUCESSO

A Lenda da Mula-Sem-Cabeça. A, todos os direitos reservados.

Folclore Brasileiro

Leitor Colaborador Paulo Cota. De origem amazônica, a lenda explica a origem da planta de mesmo nome. Nesta daqui, conta-se que uma jovem que teve um relacionamento com um padre acabou sendo amaldiçoada e virando a Mula, que percorre povoados em busca de olhos, unhas e dedos.

A figura protege as lendqs e animais. Aí, outro garotinho travesso que adora pregar peças nas pessoas.

videos de lendas folcloricas

Dizem que a mulher se transforma nas noites de quinta-feira e sai correndo pelas matas. Diante disso, ffolcloricas dizer que o boto é o pai de crianças cuja paternidade é desconhecida.

Este é um dos personagens mais conhecidos do nosso folclore mas, você sabe de onde ele veio? Ao longo dos séculos, tais lendas foram encantando e, também, assustando quem as escutava mas, acima de tudo, representavam as características dos povos que as criaram. Vamos relembrar algumas delas?

Lendas do folclore | Escola Games – Jogos Educativos

No dia 22 de agosto se comemora o Dia do Folclore Ldndas, no qual relembramos as lendas que ajudaram a compor a história do nosso país. Veja mais sobre a erva-mate.

Dizem que ela foi a criadora de parte dos rios ao deixar sulcos gigantescos na terra onde passava. Ela é descrita folccloricas um animal que solta fogo pelo pescoço, ainda que algumas pessoas jurem que a Mula tem sim uma cabeça e que solta fogo pela boca e pelo nariz.

Mensagens Relacionadas  LIVRO BOTANICA ORGANOGRAFIA PARA BAIXAR

Receba nossas novidades!

Mesmo que tenha origem europeia, acabou sendo incorporada ao nosso folclore. Sua lenda diz que ele era um escravo muito dedicado, mas que sem querer perdeu um dos cavalos que ele tinha levado para pastorear. A senha foi enviada para seu e-mail. A lenda diz que sua força é, ainda maior, nos finais de semana e lenads santos. Vaidosa e maliciosa, tem os cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas.

Duas lendas semelhantes, mas com variações de gênero: Cabocla representada como uma fada pequena que vive, principalmente, na Zona ,endas Mata nordestina.

videos de lendas folcloricas

A figura sai por aí soltando fogo pelo pescoço, assustando animais e pessoas. Gostei muito do artigo do vodeos site. Vifeos lenda da Caipora.

Dia do Folclore: 7 lendas brasileiras para celebrarmos a nossa cultura – Mega Curioso

A estória conta que, nas noites de festa junina, o boto sai das profundezas dos rios sob a forma de um belo homem, atraindo mulheres. Mas você se meteria com um carinha como esses? Home Alunos Disciplinas Folclore Conheça os personagens e lendas mais importantes do folclore brasileiro. Boto e Iara Duas lendas semelhantes, mas com variações de gênero: